A REDE INTERNACIONAL DE COLABORAÇÃO ACADÊMICA EM TEORIA DA OBJETIVAÇÃO (RICTO) constitui-se em uma iniciativa para estabelecer o encontro de pesquisadores e grupos de pesquisa afins à Teoria da Objetivação (TO) para produzir e desenvolver conjuntamente iniciativas de pesquisa sobre a realidade escolar em distintos níveis e sistemas de escolarização em diferentes países, além de promover a formação de professores e pesquisadores iniciantes na perspectiva educativa da TO. Sua homepage foi criada para ser um meio de comunicação entre a rede e a comunidade de professores, pesquisadores e demais pessoas interessadas na temática da Teoria da objetivação.

LA TEORÍA DE LA OBJETIVACIÓN (TO) ofrece una nueva perspectiva sobre la enseñanza y el aprendizaje. Se aleja de las perspectivas tradicionales que se centran en la construcción o adquisición de contenidos conceptuales. La TO se inspira en las filosofías de Hegel y Marx, en la obra de L. S. Vygotsky y sus colaboradores y en el concepto de educación de Freire. Su objetivo es doble: Primero, ofrecer una concepción teórica precisa del aprendizaje como genuino proceso histórico-cultural colectivo.Segundo, explorar las condiciones pedagógicas que hacen posible el aprendizaje colectivo.

En este sentido, la TO es más que una plataforma de interpretación de fenómenos de aprendizaje. Es, sobre todo, una invitación a transformar las prácticas pedagógicas y a transformar la sala de clases en un sitio donde los estudiantes pueden encontrar saberes y voces culturales al mismo tiempo que viven la experiencia de una vida colectiva y de una ética de la solidaridad, la pluralidad y la inclusión.

AS AÇÕES DA RICTO:

  • Realização periódica de evento acadêmico internacional próprio que atenda às necessidades de formação e pesquisa relacionadas com a TO;
  • Divulgação dos estudos e pesquisas em TO, assim como as publicações relacionadas e os pesquisadores envolvidos;
  • Realização de seminários conjuntos dos grupos de pesquisa em nível doutoral;
  • Realização de conferências sobre temas específicos da TO;
  • Cursos em tópicos da Teoria da Objetivação.

O corpo administrativo da RICTO é constituído por dois comitês: o executivo e o consultivo, cujas composições, em princípio, são vistas abaixo.

Comitê executivo:

  1. Bernadete Morey, Dra. (Brasil) (coordenadora)
  2. Isaias Miranda, Dr. (México)
  3. Rodolfo Vergel, Dr. (Colômbia)
  4. Julio Mosquera, Dr. (Venezuela)
  5. Maritza Silva Acuña, Dra. (Chile),
  6. Shirley Takeco Gobara, Dra. (Brasil)

Comitê consultivo:

  1. Luis Radford, Dr. (Canadá)
  2. Marcia Gorette Lima da Silva, Dra. (Brasil)
  3. Iran Abreu Mendes, Dr., (Brasil)
  4. Claudianny Noronha, Dra., (Brasil)

As responsabilidades do comitê executivo são de colaborar com as atividades da Rede tanto na definição como na divulgação de suas atividades anuais.